domingo, 19 de outubro de 2025

LIVROS ESCOLARES


 LIVROS ESCOLARES

Tive conhecimento, há algum tempo, de como são os livros escolares para crianças da minha antiga Escola Primária. No meu tempo e no tempo dos meus pais, cada página tinha apenas um tema, um poema, um texto, por vezes, um desenho a acompanhar. No tempo dos meus pais, o tamanho do livro era muito pequeno, básicamente um livro de bolso, mas encadernado. No meu tempo, o livro era quadrado de 21x21 cm e de capa mole. 

Hoje em dia, o livro é ligeiramente mais pequeno que um A4 (excepto nos cadernos de apoio que tem o tamanho A4 para uma criança ????) isto no que toca ao tamanho já atrás referido; no que toca ao tema, cada página de um livro do 1º ano (1ª classe), é uma linda confusão, tem textos, jogos, adivinhas... enfim um nunca mais acabar de assuntos (embora que interessantes e instrutivos, mas tudo ao molho), uma verdadeira barafunda que na minha opinião só serve para confundir a criança.

Penso: "Não sei como crianças tão pequenas conseguem concentrar-se naquelas páginas." Mesmo nos meus tempos de liceu (adulta), os livros eram bastante mais objetivos; o que falta aos livros escolares para as crianças de hoje: objetividade e organização, falhas essas que no futuro da criança se irão revelar no seu carácter e na sua organização pessoal, o que é lamentável. 

A organização pessoal e emocional de uma criança é fundamental neste mundo a todos os níveis, quer no trabalho, na família, com os amigos, quer mesmo como cidadão.

Recentemente incluíram-se aulas de Cidadania nas Escolas Portuguesas,  presumo: "Lá está, aquilo que penso uma desorganização do sistema de ensino com livros enormes e temas aos molhos numa mesma página", e a culpa é de quem administra a educação no Sistema e na Edição de livros, além da própria família (que todos sabemos com trabalho e casa torna-se mais confusa a vida das pessoas), e se não há transmissão de organização da parte dos familiares, a criança também não vai ter no futuro. Depois o Sistema arranjam soluções como aulas de Cidadania como forma de Respeitar o próximo, que devia ter sido administrado na base da sua formação escolar" (não querendo com isto atacar os professores, como é apanágio de alguns pais, que quando alguma coisa corre mal na educação dos filhos, carregam em cima dos professores o que está errado, eles apenas ensinam o que lhe é indicado pelo Ministério da Educação).

Este é um tema para o Ministério da Educação e dos responsáveis pelo Ensino em Portugal, como editores e autores de livros escolares, encarregados de educação e também professores, refletirem e pensarem… sobre o que está errado.

19/10/2025
Laura Somerset









Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelos vossos comentários.